#3 ações superimportantes para ajustar negócios inovadores

#3 ações superimportantes para ajustar negócios inovadores

#3 ações superimportantes para ajustar negócios inovadores

Ontem eu estava em um evento incrível e passei a tarde ajudando jovens a ajustarem suas ideias empreendedoras. Observando os erros comumente cometidos, defini aqui 3 ações superimportantes para ajustar negócios inovadores. Confira!

Como sempre, notei como erro mais básico a modelagem. E não ache que isso acontece apenas entre os jovens. Duas semanas antes, ministrei uma aula no MBA e o erro disparadamente mais cometido também foi modelagem.

O que é modelagem?

Modelagem é quando você começa a ajustar seu negócio com o objetivo de definir qual a melhor forma de atender a necessidade de um determinado público e/ou para resolver um problema específico.

Em outras palavras, é encontrar a forma mais assertiva de liquidar com problema.

A principal modelagem acontece no início do projeto. É naquele momento em que as ideias estão saindo do papel e busca-se as melhores alternativas para testá-las.

Justamente por ser um período de poucos recursos, tempo e energia disponíveis, quanto mais assertivo melhor.

No entanto, nem sempre a modelagem é levada a sério. E esse continua sendo o grande erro que vejo no início dos negócios: ajustar a forma mais adequada de começar.

Desta forma, resolvi compartilhar 3 pontos essenciais para você ficar ligado na hora de modelar o seu negócio:

3 dicas superimportantes para ajustar negócios inovadores
  1. Ajuste de acordo com o problema e não com o que você quer fazer

É muito comum os empreendedores desenharem a solução para um problema e se apaixonarem por ela. Dessa forma, quando percebem que a solução proposta não é a mais adequada para resolução do problema, buscam outra necessidade para atender em vez de  ajustar seu negócio para o problema.

Empreendedorismo é uma resposta a um problema! Portanto, sua chance de ter um modelo de negócio sólido parte de você estar alinhado sempre com: “estamos resolvendo isso que nos propomos a resolver?”

  1. Trabalhe tanto na ideia quanto na comunicação

Essa etapa é fundamental para você investir corretamente seus recursos limitados. Muitas adversidades poderiam ser resolvidas apenas com feedback e brainstorming.

Perceba que quando fala-se em empreendedorismo e startups já são esperadas muitas dificuldades. Evitar essas adversidades pode ser vital para o seu negócio.

No entanto, o que frequentemente acontece é que você trabalha forte no produto, na ideia, mas não pratica a melhor forma de se fazer entender.

É muito comum você ter uma ideia incrível e não conseguir demonstrá-la. E aí, desistir do projeto por achar que o mercado não quer, não gosta ou não faz sentido.

Portanto, para ter bons feedbacks e ver o que realmente as pessoas pensam, gostariam e odiariam, é imprescindível ter uma comunicação precisa.

  1. Corte, corte e corte

O maior erro cometido no início das Startups é começar amplo demais. Nada chega nem perto disso.

Normalmente, você, empreendedor, trabalha a sua solução e se maravilha com um monte de outros extras para o negócio. Ao começar a empreender em Startups, você já está promovendo uma solução que é totalmente diferente, a sua única busca deve ser: essa solução é boa ou não?.

Os ingredientes extras podem, em vez de ajudar e encantar seu cliente, podem confundi-lo. Opte pelo SIMPLES, SEMPRE!

Você precisa saber se sua solução será útil ou não, foque seus esforços nisso.

Depois que sua solução principal estiver funcionando perfeitamente, você pode implementar novas alternativas.

Além dos pontos que destacamos, Uri Levine, fundador do Waze, me disse que o mais importante no início do meu negócio é saber o que não fazer.

Veja a importância do empreendedorismo no link desse vídeo do Administradores

Diariamente estou ajudando novos empreendedores a modelarem seus negócios. Estes são os três itens que vejo serem fundamentais que você preste atenção ao modelar seu projeto.

Do fundo do coração, espero que lhe auxilie a deixar sua ideia ainda mais lapidada e facilite o processo de colocá-la em prática… E o faça com a diversão FreeLifeStyle.

Deixe seu comentário

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match