O sabe tudo é o que mais perde

O sabe tudo é o que mais perde

O sabe tudo é o que mais perde

Aquele que tudo sabe, normalmente é quem menos aprende, cresce e conquista.

Diga-me uma coisa.... Se você soubesse absolutamente tudo sobre empreendedorismo, como você conseguiria evoluir sobre o tema? Ou sobre produtividade?

Isso gera um paradoxo esquisito! Eu chamo de síndrome do cego que não quer ouvir:  são as pessoas que buscam ter razão sobre tudo e querem, em todas as discussões, saírem vencedoras. No entanto, acabam, também, sempre sendo as mais prejudicadas.

No final das contas, o sabe tudo é o que mais perde!

Estranho? Eu também acho, mas explico.

Você já dominou um assunto, algum hobbie ou formação, por exemplo, aquele tema que normalmente lhe pedem conselhos? O fato é que, conforme começamos a ficar experts, a nossa opinião começa a ter maior valor – Ok, isso está certo!

Porém, aqui inicia também o problema. Quando temos mais “poder” sobre o assunto, tendemos a descartar as demais ideias e questionamentos das pessoas de duas maneiras terríveis:

  • Não ouvir, por achar que não vale a pena;
  • Escutar apenas para encontrar falhas.

E isso é o que lhe começa a trazer a mediocridade.

Nenhuma ideia no mundo está completamente finalizada que não possa ser melhorada. E jamais se alcançará um nível melhor se não for questionado outras maneiras de se fazer, de pensar e de resolver.

Em outras palavras, como você vai evoluir sem aprender mais, refletir e pensar sobre?

Se você entra em um debate, independente do tema, pensando em apenas provar a sua razão, já entra impedindo o seu cérebro de evoluir. E quem não evolui, fica parado. Agora me diga, quem fica parado, tem alguma chance no mercado?

Você deve ter algum parente que não quis evoluir, que achou que computador e internet era moda, certo?

Você deve lembrar de diversas empresas que não quiseram ouvir e se questionar. Não vou lhe entupir de exemplos, existem aos montes na web (quase em mesmo número que fotos de bebes fofos).

Tá bom, mas e o paradoxo? Ora, se estamos sempre buscando nos aprimorar e ser melhores é obvio que queremos mostrar e provar isso.

No entanto, se formos tão bons, a ponto de não precisar mais escutar os outros e levar suas ideias em consideração, seremos, na verdade, tão ignorantes que não adiantou de nada todo o conhecimento e certamente já fomos passados para trás.

Se eu puder deixar com você meu último conselho, uma frase que digo e repito constantemente é – “a mente de uma pessoa que não precisa mais aprender é limitada como uma viseira muito estreita. Já a mente aprendiz é infinita em possibilidades e conhecimento”.

Este vídeo complementa o artigo:

https://www.youtube.com/embed/wPJ21eBA9bc?list=PLyuRI0psu1i417_3crvHSwH8DoST1cmQ3″

Deixe seu comentário

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match