Justificativas jamais mudarão o fato

Justificativas jamais mudarão o fato

Justificativas jamais mudarão o fato

É um tanto quanto engraçado isso: você provavelmente está pensando em um fato trágico. Vamos lá! Um fato é alguma coisa que aconteceu. E só isso. As suas justificativas, por melhores que sejam, jamais mudarão o ocorrido.

Se o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha, você não pode mudar o placar porque simplesmente não concordava com o Felipão ou o que quer seja.

O problema é que, na maioria das vezes, busca-se incansavelmente justificar melhor os ocorridos, na esperança até de que mude a resolução do que aconteceu.

Em primeiro lugar, o ocorrido não vai mudar! Não importa o que você diga, a única coisa que pode alterar é a sua percepção sobre a situação. Em segundo, isso pode se tornar uma expertise,  enganar a si mesmo para não alcançar os resultados.

Toda a vez que você estiver pensando na desculpa, não está pensando na ação para ajustar o que aconteceu. Foque em resolver o problema, em mudar a situação, para depois pensar no que aprendeu.

A justificativa é um lugar muito confortável para ficar deitado, mas por pouco tempo, afinal a realidade é dura para aqueles que se escondem atrás dela.

Gostaria até de salientar que os procrastinadores são normalmente as pessoas mais experts no quesito justificar fatos. Eles podem estar fugindo do fracasso, do sucesso, terem medo daquilo que nem aconteceu, presos no alívio de adiar algo. Porém, assim como a verdade sempre parece, as consequências também.

Eu adoro uma frase do meu amigo Alex Born que diz: “Quem dá desculpa, não dá resultado”.

Aposto que você conhece alguém que é famoso por ser o rei ou rainha da desculpa, que dá até medo de fazer um trabalho junto, pois você sabe que não será entregue. E pior, quando isso acontece, a justificativa é tão boa que você até fica com pena. Mas, espero eu, que isso logo passe e realidade tome conta da situação. Essa pessoa não tem uma boa imagem, não é verdade?

Quando tenta-se incansavelmente justificar algo que aconteceu, seu cérebro pode criar uma nova versão da realidade, uma mentira, e te fazer acreditar nela.

O fato não muda, mas a história a ser contada e a lembrança sim — o que é uma péssima alternativa.

Portanto, pare de dar justificativas a quem menos merece isso: você mesmo.

Os fatos aconteceram, pronto. Você pode interpretá-los, tentar corrigi-los, mudar de posicionamento para as próximas oportunidades, mas mudá-los jamais. O hoje é a partir de agora, não o que já foi. E a desculpa não mudará suas antigas atitudes, mas sua determinação poderá mudar os próximos resultados.

Veja em vídeo:

Deixe seu comentário

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match