Há poucos dias um conhecido surgiu com essa mesma questão, ele tinha recebido uma abordagem de alguém que estava querendo investir no projeto dele. A conversa em si foi algo superficial, mas de qualquer maneira significa que ele tinha alguém interessado.

Ele estava em dúvidas se deveria aceitar o investidor, ou seguir um pouco mais sozinho, ou conseguir uma grana emprestada com amigos e não com investidores.

Eu perguntei para ele – O quanto você acredita que esse negócio vai dar certo no curto e médio prazo? Ele pensou um pouco e disse que acreditava que no médio prazo tinha muita chance.

Expliquei para ele que, o investidor é ótimo quando além do dinheiro ele traz outras coisas como contatos, inteligência de mercado, knowhall de business... Mas, se você consegue segurá-lo para fazer isso mais tarde, será melhor. Afinal, você se mantém dono integral de algo muito bom.

cada vez mais o mundo é - tina

É uma das decisões mais difíceis de tomar, pois você tem que acreditar nos dados, na projeção do seu negócio, em feedbacks e apenas em uma crença ou uma paixão louca (infelizmente é o que muitos fazem).

Acredito que ir atrás de dinheiro ou até aceitá-lo é para um negócio que acertou a mão ou tem grande chance de ajustar o modelo de negócio, mas que no momento não existe mais fôlego financeiro.

Apenas não faça o que muitos tentam! Enquanto o negócio não está indo bem e a projeção não é boa, a possível mudança se daria dentro de muitos anos, o mercado ainda não está maduro suficiente, ou falta muita coisa para se desenvolver e a pessoa vai atrás de dinheiro... Isso é desperdício de tempo, tanto do seu, quanto dos outros. Sem falar que as vezes alguns ainda fazem empréstimos e transformam um problema, num tremendo tormento.

Lembre-se de alguns detalhes importantes:

#1 - O dinheiro é para fazer valer somente o negócio

Ir atrás de dinheiro para a Startup saiba que é apenas para a Startup. Parece bobo, mas muitas pessoas quando veem a possibilidade de buscar investimentos e afins, pensam na grana vindo para eles. E muitas vezes acabam torrando tudo em benefício próprio.

Nenhum investidor quer colocar dinheiro em um negócio para aumentar o seu salário.

Pode ter certeza que isso afasta.

#2 - O mais tarde possível significa mais grana

Quanto mais você segurar a ideia para buscar investidor, mais certezas você tem de que o seu negócio tem tudo para dar ainda mais certo. E com isso, pode acontecer do empresário querer investir muito mais em você, portanto, na dúvida segure a onda.

A ideia aqui era dar algumas orientações básicas para uma questão que é sempre muito peculiar e complexa, mas que ao mesmo tempo fascina as pessoas – receber investimento.

Aqui tem um vídeo que complementa a ideia do artigo:

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário