Se você me perguntasse hoje, por que as pessoas não empreendem? Eu ficaria com uma leve duvida em lhe responder que é por inspiração ou falta de recursos.

INSPIRAÇÃO – no sentido que grande parte das pessoas vê o empreendedorismo apenas como uma nova alternativa de trabalhar sem chefe, livre de horários ou outros absurdos. Por não terem algo muito maior e realmente significativo, ao se deparar com as adversidades, não tem a energia suficiente para dar o passo.

Sonhos sinceros não lhe permitem ficar parada.

FALTA DE RECURSOS – apesar de ser um motivo muito mais sensato, pois é realmente difícil conseguir criar um negócio usando pouca grana, hoje é possível. No entanto, ao invés das pessoas tentarem descobrir como fazer, elas param nessa desculpa.

Sempre tem jeito, a questão é o quanto você está disposto a encontra-lo.

Mas, se tivesse que escolher, diria que a maior parte das pessoas deixa de empreender por falta de recursos. Apesar de acreditar que a questão da inspiração o motivo principal e grande parte não enxerga isso, hoje os brasileiros travam mais na falta de grana.

Como estou no lançamento do terceiro livro ( Sem Dinheiro – Como construir uma Startup com pouca grana) e a ideia veio justamente disso, resolvi compartilhar aqui, os 3 pensamentos que acredito mais limitarem as pessoas a não tentarem empreender por falta de capital.

19

#1 - NÃO TEREI COMO SOBREVIVER

É um pensamento natural, você sabe que precisa de recursos para viver e ao empreender isso passa a depender do seu negócio. Muitas vezes esse medo faz com que as pessoas não percebam, que diversos negócios podem já começar com grana, seja de investidores, seja de serviços e produtos vendidos adiantadamente ou até um inicio mais sazonal para levantar recursos e clientes.

Essa crença faz muito sentido, mas impede as pessoas de entenderem que existem alternativas e que de outras maneiras elas também estão risco, a diferença é que no empreendedorismo esse risco é mais evidente.

#2 - APENAS COM DINHEIRO POSSO COMPRAR TUDO QUE PRECISO

Então, você está na era da internet em que muitas coisas hoje são possíveis adquirir sem grana, trocando seu tempo, bens, ideias, conceitos. Existe uma infinidade de possibilidades para lidar com isso. Obvio que para construir um negócio, você vai precisar de diferentes recursos, mas o que precisa lembrar é que muitos deles é possível conseguir sem grana.

Pode ser mais difícil e chato, mas existem alternativas.  O problema é que ao travar pensando nisso, a pessoa não tenta nem se mexer para encontrar outras possibilidades e ai consequentemente cai numa rua sem saída, fim do sonho.

#3 - TEM QUE TER UM DOM

Olha, se você definir que determinação é o dom, então vou concordar com você. Diferentes pessoas com as habilidades mais distintas conseguiram empreender com sucesso, o que elas tinham em comum era a determinação. Muitas barreiras surgem ao empreender, mas se você é alguém com garra, vai sempre encontrar um jeito.

A parte boa é que agora com a internet, disseminação de conhecimento e tantas pessoas apaixonadas pelo assunto ficou muito mais acessível encontrar maneiras de driblar as adversidades. Portanto, se você tem a consistência, o resto vai dar jeito.

O IMPOSSÍVEL É QUESTÃO DE PERCEPÇÃO

Taxar algo como inalcançável é apenas um jeito rápido de dizer, não vou fazer e aceitar facilmente isso. Muitas pessoas não tinham recursos e encontraram um jeito de empreender, mas infelizmente um numero absurdamente maior não tomou a atitude, por causa de suas crenças limitantes.

A ideia do livro Sem Dinheiro foi justamente lidar com isso, mas com ou sem ele, se eu pudesse apenas lhe deixar uma coisa seria essa, se você acredita que não tem como, lide com suas crenças, pois sempre tem jeito.

3

Esse vídeo ajuda muito:

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário