BOXE NO MERCADO

Quem me acompanha a mais tempo sabe que pratico luta há muitos anos, foram uns 3 anos de boxe e uns 2 anos que estou treinando MMA. Fora que o MMA é meu esporte favorito de assistir há pelo menos 14 anos. Algo que sempre me intrigou foi algumas questões que são similares da luta com o empreendedorismo.

O treino de luta é extremamente procurado, não necessariamente por pessoas que curtem o esporte, mas pela questão da saúde, é um treino bem puxado, sempre diferente e que ajuda a descarregar a tensão.

Mas uma curiosidade que vejo acontecer com algumas pessoas que estão treinando há 4 ou 5 meses, e já aprenderam um pouco das técnicas é que elas ficam extremamente confiantes da sua habilidade e sentem-se prontas para lutar, sem ter lutado ainda.

O MELHOR CHUTE

Um exemplo disso, era um praticamente que treinava conosco, já fazia uns 10 meses, e ele chutava muito forte, tanto que poucos faziam dupla com ele, pois era difícil aguentar as porradas segurando as manoplas (um saco que alguém segura para outra praticar socos e chutes). Algumas vezes vi ele falando o quanto se sentia bem, caso precisasse lutar, apesar de nunca ter lutado.

Em determinado dia, ele resolveu finalmente praticar comigo e os demais que lutavam de fato ao final da aula. E nesse instante, ele viu que tudo era bem diferente, agora tinha alguém que defendia e devolvia as porradas, que se desviava, que intimidava com o olhar e caminhada. O jogo mental, a respiração, o suor, o tempo, a atmosfera, alguém querendo acertar você… Ele ficou super assustado e surpreso… E isso que ainda era a prática da luta, imagine a luta oficial valendo, que é completamente diferente.

dizem que sou louco - khalil

EMPREENDER É A IDEIA EM AÇÃO

Esse exemplo cabe ao empreendedorismo, pois não importa o quanto você desenhe, pesquise e faça planos maravilhosos para o seu negócio, na hora da ação o jogo é outro. O treino é uma representação, uma prática, totalmente necessária para luta, mas é diferente da luta. Portanto, prepara-se com o necessário para empreender e entra logo nesse ringue é lá que tudo acontece, não se esconda.

Um vídeo que lhe ajudará muito é:

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário