Eu fico feliz em lhe dizer que todo o dia alguém vem no meu insta (@brunomrperin) e me pede uma dica de livro de Empreendedorismo, sempre falei que uma das coisas que mais amo é ler e o quanto acredito no poder dos livros. É bacana ver o quanto as pessoas cada vez mais se voltam para a literatura atrás de conhecimento… Parece inacreditável, mas está acontecendo \o/

O MELHOR EM ALGUMAS PAGINAS

Algo que sempre acreditei é que em um livro o autor enxuga em paginas o mais relevante do seu conhecimento sobre determinado assunto, por isso tanta riqueza. Quantas vezes você já ouviu – Eu vi o filme, mas o livro é muito melhor… Livros são especiais.

Acontece que o pedido de dicas é constante e eu já criei uma lista imensa de vários livros que li básicos e avançados sobre empreendedorismo, mas isso gerou uma segunda questão, QUAIS LIVROS EU DEVERIA LER PRIMEIRO?

Pensando nisso resolvi justamente criar uma lista dos Top 10 livros de Empreendedorismo que diria para um empreendedor ler antes de começar, os que tem as melhores lições, mais praticas, mais ricos em conteúdo para ajudar mesmo a tirar a ideia da pratica.

Existem livros ricos em inspiração, mas resolvi não colocar eles aqui, pois a ideia é mais lhe dar os conteúdos que mais lhe agregam a fazer acontecer. Acho muito importante livros inspiracionais de empreendedorismo, eu leio vários deles e adoro, mas para quem está começando e está muito animado com a ideia, conteúdo rico é mega importante. Então vamos a lista…

LIVROS QUE TODO EMPREENDEDOR DEVERIA LER:

#1 – A STARTUP DE 100 DÓLARES – CHRIS GUILLEBEAU

É muito comum eu indicar esse livro entre os primeiros, se não O primeiro, pois é uma leitura bem descontraída e muito rica de conhecimentos. Ele aborda desde o ganho com conhecimento, mas principalmente o inicio de pequenos negócios. As dicas são maravilhosas, praticas e de muito fácil compreensão.

#2 – EMPREENDEDORISMO – MARCELO NAKAGAWA

Esse livro é uma mega caixa de ferramentas sobre técnicas e conceitos de empreendedorismo. Ótimo para quem gosta de passo a passo e metodologias. É um livro que lhe ajudara a estruturar as suas ideias.

#3 – STARTUP WEEKEND – MARC NAGER

Esse é um dos eventos mais famosos do mundo e o livro trata um pouco da história disso, mas principalmente das lições mais valiosas aprendidas nos eventos. As dicas são muito atuais para o novo momento e tem um forte apelo de “vai logo e faz”.

#4 – STARTUP LEAN – ERIC RIES

Continua sendo a bíblia das Startups e do empreendedorismo, se tem um livro que dá os melhores conhecimentos para você empreender agora é esse. Não imagino um livro com conceitos mais preciosos. Não é tão fácil a compreensão quantos os outros, geralmente você precisa de umas duas leituras para extrair bem. Mas é o mais rico deles, então deve ser lido.

#5 – SEM DINHEIRO – BRUNO PERIN

É um livro de empreendedorismo puro, sem enrolação, apenas dicas praticas para você conseguir empreender, o bacana do livro é o foco dele ajudar a encontrar saídas para empreender sem grana. É um livro bem rápido de ler e com uma escrita super divertida, que parece uma conversa.

#6 – SE EU SOUBESSE AOS 20 – TINA SEELING

Quando você pega a melhor professora de empreendedorismo de todos os tempos e suas melhores lições não tem como não ser magistral. O livro é muito bom para quem está começando e você aprende através de como ela ensina na sala de aula. As dicas e forma de aprender são especiais.

#7 – ESTRATÉGIA BOA, ESTRATÉGIA RUIM – RICAHRD RUMELT

Definir uma boa estratégia e o caminho a seguir é essencial. Esse é aquele livro surpresa, poucas pessoas o conhecem, mas é o melhor no assunto que já li. Certamente vai fazer você ter mais clareza dos passos que deveria dar com o seu negócio, ainda mais na largada.

#8 – ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS – SALIM ISMAIL

Assim como o Startup Weekend é um livro com foco nas novas lições do empreendedorismo, esse é ainda mais rico pela diversificação de fontes e ideias. A leitura é muito boa, mas a profundidade das orientações que o livro trás é incrível.

#9 – DECONDING SILICON VALLEY – MICHELLE MESSINA

Mostra como é o estilo de pensamento das pessoas no Vale do Silício com várias dicas para empreendedores. É um livro curto e rápido de ler, bem focado no que realmente importa e sem grandes enrolações. Você consegue pegar com mais clareza as razões das empresas de lá serem tão impressionantes e o que usar disso na sua realidade. Não sei se tem em português.

#10 – THE FOUNDERS DILEMMAS – NOAM T. WASSERMAN

De todos os livros que citei esse é o mais completo e mais difícil. Não sei se existe a versão em português, mas é a melhor visão que você pode ter do empreendedorismo. O foco do livro é mostrar a fundo as decisões mais difíceis que os empreendedores passam e alternativas para lidar com elas. É um verdadeiro salva-vidas esse livro.

LEIA

Como lhe falei, em cada livro tem o melhor dos autores sobre aquele assunto e com muita atenção você consegue aprender como em nenhuma outra forma. Espero que lhe ajude muito e por favor, caso tenha dicas de livros ou queira saber sobre alguns outros é só me procurar no meu insta @brunomrperin… Esse é um dos meus assuntos favoritos.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário