Um empreendedor é aquele que está sempre de olho em obstáculos que possam ser transformados em oportunidades, e encontra saídas criativas para alavancar recursos limitados e atingir o objetivo.

Fazer algo significativo do que fazer dinheiro. Se seu objetivo é fazer algo importante e inovador, maior é a chance de que com isso você lucre. Mas se seu objetivo é ficar rico, maior é a probabilidade de você não fazer nada significativo. Nem dinheiro.

tinaseelig_1448148504_9

Erguemos nossas próprias prisões com as regras que criamos para nós. Elas nos prendem a papeis específicos e nos privam de um mundo de possibilidades.

Se você já participou de sessões de brainstorming, sabe que é muito difícil eliminar a tendência natural das pessoas de se sentirem um pouco donas de suas ideias.

É melhor saber quais são as coisas que vão realmente contra as regras do que focar nas muitas coisas que você acha que tem de fazer.

Todas as coisas bacanas acontecem quando você faz algo que não seja automaticamente o próximo passo. O caminho tradicional está ali para ser seguido por quem quiser. Mas as coisas interessantes geralmente acontecem quando você está aberto para fazer uma curva inesperada, tentar algo diferente, e quando está disposto a questionar as regras que as outras pessoas lhe impuseram.

cada vez mais o mundo é - tina

A única regra é que você está limitado apenas por sua energia e sua imaginação.

Aqueles que tem uma imagem fixa sobre o que podem fazer tem menos chances de assumir riscos que permitam abalar essa imagem. Mas aqueles que tem o foco no crescimento são tipicamente mais abertos aos ricos, e tendem a se esforçar mais para atingir seus objetivos.

 

Se você jogar gasolina em um pedaço de lenha, tudo que vai conseguir é um pedaço de lenha molhada. Mas se você jogar gasolina em uma pequena chama, terá labaredas. O importante é perceber se você está colocando energia em algo que realmente compensa.

qto maior o problema - tina

É melhor ouvir um não mais cedo do que mais tarde, assim você pode focar sua energia em algo que tem mais chance de dar certo.

Imagine se a sua empresa exibisse aquelas fotos de “funcionário do mês” apenas homenageando as maiores burradas.

Se você quer ter mais sucesso, vai ter de lidar com mais fracassos. O fracasso é a outra face do sucesso, e não há como ter um sem o outro.

Marissa Mayer, do Google, diz que é importante não descartar projetos muito cedo, mas sim transforma-los. Descobrir o que está funcionando bem e o que precisar ser melhorado, em lugar de descartar tudo de uma vez. Ela acredita que há sempre como tirar proveito de qualquer projeto, mesmo dos que parecem não estar dando certo.

Se você não estiver errando de vez em quando, então provavelmente não está correndo risco suficiente.

O objetivo deveria ser uma carreira na qual você mal acredite que alguém lhe pague para fazer seu trabalho.

erros sao inevitaveis - tina

Dinâmica empresas inovadoras: durante meu curso sobre criatividade, cada equipe de alunos escolhe uma empresa que considera inovadora. As equipes visitam as empresas escolhidas, entrevistam os funcionários, os observam em ação e chegam as suas conclusões sobre o que faz aquela empresa ser criativa.

Ouvimos com frequência historias inspiradoras de pessoas que começaram do zero e, com muito trabalho árduo, conseguiram atrair sorte para suas vidas.

Richard Wiseman é um estudioso da sorte e descobriu que os “sortudos” tem características em comum: Em primeiro elas tiram vantagem das oportunidades do acaso. Em vez de se guiar em linha reta pela vida, prestam atenção no que acontece ao redor e, portanto, conseguem tirar o maior proveito das circunstancias. Eles têm mais chances de prestar atenção ao anuncio de um novo evento na região, de notar uma nova pessoa no bairro e mesmo enxergar se um amigo está precisando de uma mãozinha. Pessoas de sorte também são mais abertas a novas possibilidades e se dispõem a tentar coisas novas. Elas têm mais chances de escolher um livro sobre um assunto que não lhe é familiar, de viajar para lugares desconhecidos e interagir com pessoas diferentes deles mesmos.

Carlos Vignolo costuma dizer que se você vai a um lugar novo e não conhece ninguém, então você certamente está perdendo a oportunidade de fazer um amigo, ou um milhão de dólares. Ele fala que cada vez que você entra em um ônibus, tem um milhão de dólares ali, só precisa encontrar.

Maior parte das pessoas deixa de conseguir coisas valiosas porque fazem suposições incorretas. Stan recomenda estar atento a surpresas quando estiver negociando, porque surpresas indicam que você fez suposições erradas.

Um mensch ajuda pessoas que não necessariamente podem ajudá-lo em troca. Claro que é fácil ser generoso com alguém que você acha que poderá lhe ajudar, mas ser mensch significa ajudar os outros mesmo quando você tem certeza de que não poderão lhes ser uteis em troca. Você pode chamar isso de Karma, se quiser, mas pessoas que são generosas com os outros são aquelas que as pessoas mais querem ajudar.

Nunca perca uma oportunidade de ser incrível – Sempre me surpreendo com a força dessa mensagem. É como se os alunos estivessem apenas esperando por essa instrução. Eles estão famintos pela permissão de fazerem seu melhor. Infelizmente, na maior parte das situações, isso não acontece. Somos encorajados a fazer o “suficiente”.

Tina Seelig

É fácil cumprir expectativas, sabendo exatamente o que se terá em troca. Mas as coisas mais fantásticas acontecem quando você se livra desses limites.

Usamos desculpas para encobertar o fato de não termos feito todo o esforço necessário para fazer algo.

Você deve aceitar o fato de que, se quer mesmo chegar a um resultado, só depende de você fazer isso. Faça de algo uma prioridade ou o tire de sua lista. Para reforçar este ponto, Bernie pede que seus alunos escrevam em um pedaço de papel seus maiores objetivos e os obstáculos que enfrentam para atingi-lo. Normalmente, eles demoram vários minutos para fazer a lista. Depois ele faz com que os alunos concluam que o único item que realmente deveria estar na lista dos obstáculos é o próprio nomes deles.

o maior aliado das pessoas bem sucedidas - Tina

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário