Tem pessoas que fizeram além, dar um chuta no bumbum do impossível e construíram negócios lendários. Esses empreendedores e empreendedoras cruzaram a barreira do tempo e deixaram seus nomes tatuados na arena da história.

Eu sempre curti entender o por trás daquela grande empresa, daquilo que tanto admiramos, quem era a pessoa? Isso me levou ao habito de ler constantemente bibliografias.

Resolvi compartilhar minha lista de bibliografias, referente ao empreendedorismo para lhe ajudar a escolher suas próximas leituras. Coloquei o titulo do livro e sobre quem ele fala (entre parêntese). Se você tiver alguma boa que não está na lista manda para mim no insta @brunomrperin… Vamos trocar dicas.

LIVROS:

#1 – A CABEÇA DE PETER DRUCKER – (Peter Drucker)

O grande gênio da Administração moderna é um dos casos mais estranhos do mundo, como ele mesmo se definia “um dos piores administradores do mundo”, pois não tinha a habilidade de administrar, era um gênio em analisar o novo mundo dos negócios. A bibliografia revela vários dos seus melhores pensamentos. A obra é bem rica de conhecimento.

#2 – A CABEÇA DE STEVE JOBS – (Steve Jobs)

O grande mito, pelo o que fez, sua personalidade, Steve Jobs sempre será um dos maiores ícones da história e obviamente tem muitos livros falando sobre ele. Até o momento, o melhor livro que conheci que revela bem a história dele e um pouco do porque de seus pensamentos, foi esse livro.

#3 – GOOGLE: A BIBLIOGRAFIA – (Larry Page e Sergey Brin)

Uma das maiores empresas da nossa época é cheia de histórias por trás, a que me parece melhor e mais próxima da verdade é essa. Conta bem o passo a passo do Google, aprofundando diversas histórias e fatos, falha um pouco nas principais lições. Mas, é uma boa leitura e se você tiver atenção consegue pegar essas lições subentendidas.

#4 – LIKE A VIRGIN – (Richard Branson)

Um dos grandes ícones que temos, esse realmente é uma celebridade, seu numero inacreditável de empresas e suas proezas como pessoa, desde quebra de recordes no Guiness a suas loucuras excêntricas, Richard é um prato cheio de conteúdo. Esse é o melhor livro que já li sobre ele, combinando história com os maiores aprendizados dele.

#5 – SONHO GRANDE – (Jorge Paulo Lemannn)

Possivelmente o maior empresário brasileiro de todos os tempos, Lemann é uma lenda e de uma certa forma um tanto fechado. Permitir a autora conhecer melhor sua história e destrinchar suas maiores lições foi muito enriquecedor para todos.

#7 – SATISFAÇÃO GARANTIDA – (Tony Hiesh)

Mistura a história de uma dos maiores empreendedores de todos os tempos com dicas de como construí grandes negócio que muitos querem trabalhar e se espelham. É muito divertido o livro, revela falhas, histórias engraçadas e ideias extremamente ricas de empreendedorismo. #SUPERRECOMENDO

#8 – SE EU SOUBESSE AOS 20 – (Tina Seeling)

Uma professora contando sobre suas experiências ao ensinar empreendedorismo e o que aprendeu no contato com tantas pessoas empreendedoras. É bastante agradável de ler e passa lições valiosas. Aquele livro que deveria ser obrigatório.  #SUPERRECOMENDO

#9 – NAS ASAS DE UM SONHO – (Elias Awad)

Aquela história inspiradora de empreendedorismo de um brasileiro que alcançou coisas incríveis. É motivador para qualquer um que busque seguir este caminho de empreender. Possivelmente você não conheceria o personagem, mas não tem como não se emocionar muito e amar esse livro.

#10 – EM FRENTE – (Howard Schultz)

A história de recuperação da Starbucs na integra, uma narrativa muito interessante do ponto de vista de liderança e intraempreendedorismo. Prepare-se para tomar uns mil cafés enquanto lê este livro rsrs

#11 – CRIATIVIDADE S.A – (Ed Catmull)

Um dos melhores livros da lista e que li sobre negócios, conta história da Pixar e todos aspectos da criação de uma das melhores culturas empresariais do mundo. Vale muito ter esse livro.  #SUPERRECOMENDO

#12 – VAI FUNDO – (Gary V)

Tão doido e excêntrico como o Richard Branson, o mito das Redes Sociais, começou sua trajetória vendendo vinho. Esse livro é mais antigo, mas você percebe o quanto o Gary V sempre esteve a frente do seu tempo, para quem é fã dele, assim como eu, deve ler.

#13 – UM PASSARINHO ME CONTOU – (Biz Stone)

A história de como foi criado o Twitter a importância da criatividade e inovação na criação de novos negócios. O Biz é bem divertido e engraçado, então é bacana a leitura e lhe dá uma boa inspiração para empreender.

#14 – COMECE ALGO QUE FAÇA A DIFERENÇA – (Blake Mycoskie)

Uma história muito inspiradora do criador da Toms que utilizou o conceito one-to-one, cada alpargata comprada ele doaria uma para uma pessoa carente. É gostoso para pensar mais nos motivos de empreender. Se você quer criar algo com impacto no mundo, leia este livro.

#15 – UMA TRUFA E MIL LOJAS DEPOIS  – (Alexandre Costa)

A grande história da Cacau Show de uma forma suave, com algumas dicas e boas doses de inspiração para não desistir. E obviamente fala tanto sobre chocolate que é um crime contra as dietas.

#16 – LIÇÕES DE UM EMPREENDEDOR REBELDE – (Yvon Chouinard)

Sobre a famosa história da empresa Patagonia e um empreendedor com causa, preocupado com a questão do meio ambiente quando a maioria ainda nem pensava no assunto. É bacana que o Yvon tem ideias diferenciadas e propostas diferentes dos empreendedores tradicionais.

#17 – POR DENTRO DO ALIBABA – (Jack Ma)

A história é contada por um dos funcionários mais importantes do Alibaba, mas basicamente relata a história do Jack Ma. Se tivéssemos um titulo para empresário mais resiliente do planeta, seria pro Jack Ma, sua trajetória é impressionante, e suas decisões de coragem. Você aprende muito sobre negócios e cultura.

#18 – A MARCA DA VITÓRIA  – (Phill Knight)

Os bastidores de como começou a Nike, bem detalhado, história boa de ler, com algumas dicas leves de empreendedorismo e muitas provocações para tirar a bunda da cadeira. Ele tenta lidar com algumas das acusações sérias que existem em torno dele e da Nike, mas isso não tira a graça do livro.

#19 – O GÊNIO DA ZARA – (Amancio Ortega)

Uma pessoa que não é muito de aparecer e uma história que tem várias lendas. Esse é o livro para entender mais de como foi criada a Zara e a mente de seu criador. Basicamente um livro sobre dedicação ao trabalho e persistência. A autora mostra idolatria insana pelo Amancio, chega a ser estranho.

#20 – ELON MUSK  – (Elon Musk)

Algumas boas verdades sobre o maior empresário de todos os tempos e a compreensão do que o faz tão diferente dos demais. Se existem de fato ETs, ninguém duvidaria que o Elon é um.

#21 – THE THIRD WAVE – (Steve Case)

História da America Online e de um dos grandes empreendedores dos últimos tempos, dicas de empreendedorismo e perspectivas para o futuro.  Eu li ele em inglês, não sei se já existe a versão português, mas é bem rico o conteúdo. #SUPERRECOMENDO

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário