Gente resolvi compartilhar as melhores dicas, meus gastos, o que levei, palavras que precisa aprender, lugares irados, absolutamente tudo para quem quer fazer o Caminho de Santiago de Compostela e esta querendo mais info. Ah, e se caso ficou alguma duvida, me chama ali no insta @brunomrperin que respondo com maior prazer.

 

COMO SOUBE DO CAMINHO DE SANTIGADO DE COMPOSTELA E DECIDI IRDJPD5265

Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi de verdade sobre o caminho, foi o meu amigo Lucão, aquele escritor famoso de poesia, que em um bar com muitas cervejas, passou horas me falando sobre isso… Ele me perguntava as vezes se estava chato, pq só ele falava e eu disse “não brother, to adorando, continue”… Eu curti mto a ideia toda e pensei, isso deve estar na minha lista de viagens, não estava no topo, mas entrou na lista, eu vou fazer.
Em outros encontros com o lucão ele sempre me falava do caminho, e passei a prestar atenção qnd outras mencionavam, mas foi ao terminar de ler o livro dele, Amores ao Sol, que é uma hist que se passa lá, que me veio a sensação de colocar no topo da lista… Essa é a próxima aventura. Até que no final de 2018, analisando que tinha ficado devendo para mim mesmo algo bacana tomei a decisão – ano que vem não escapa, vou fazer essa parada. Enviei msg para algumas pessoas que sabia que curtiam a vibe, e a Nanda, minha amiga foi a que topou.
Em janeiro, a Nanda veio me visitar por causa de um projeto, nós já tínhamos visto as datas e estávamos trocando uma ideia, qnd eu falei – precisamos das passagens – fazia dias q falávamos disso, mas nada de tomar o passo. Do nada, pedi o CPF dela, ela meio desconfiada me deu e pronto, só falei: tá comprada, você me deve 2500 e poucos. kkkk Ela riu e ficou me olhando meio incrédula, e eu mostrei, é sério, nós vamos! Foi um sensação muito doida e essa é a primeira dica COMPRE LOGO AS PASSAGENS. As pessoas ficam se enrolando e sempre é fácil deixar para depois, mas qnd vc compra, tem uma data, tem que fazer tudo encaixar até lá.

 

MOTIVO PARA FAZER O CAMINHO DE DYZPE1929SANTIAGO DE COMPOSTELA

Meu maior motivo foi o Vini, meu melhor amigo que faleceu na kiss, e eu tinha prometido para ele grandes aventuras, essa foi a razão numero um. Mas, tudo que o Lucão me contou, o meu sonho de viver experiencias desse tipo, a gana por viajar, o desafio, a vontade de tb fazer essa jornada, a possibilidade de conhecer tanta gente de maneira tão especial… Muitas coisas me levaram lá, todas valeram a pena.

 

COMO É O CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

FAMV5307Eis algo que nunca esqueci e pensava quando voltava da Espanha, o Lucão me dizendo – Bixo, to te contando tudo isso, mas é muito mais legal que isso, é bem melhor, eu não tenho como te explicar, sério, só indo pra vc entender, não tem como…
Ele tinha toda a razão, não tem como mesmo, varias vezes falei do caminho, tentei explicar, e entendi o que o Lucão sentia naquele momento, não importa o quanto você explique e coloque toda a sua empolgação, não tem como descrever algo assim…Mas, algumas coisas posso lhe dizer:
MUITA REFLEXÃO – por mais q vc esteja acompanhado, tem muitos momentos de solidão e você naquelas paisagens deslumbrantes, se desafiando, caminhando, vendo outras pessoas na mesma jornada, ouvindo e lembrando de histórias ali do caminho, lhe fazem pensar muita coisa importante.
CONTATO COM DIFERENTES CULTURAS – o mundo está lá, é sério, são pessoas de todos os cantos na jornada, você vai trocar ideias com muita gente, dividir a mesa, o quarto, o banheiro, a caminhada e vai aprender demais. É uma das melhores coisas do caminho, geralmente grande parte esta querendo tb compartilhar algo.
COMIDAS E BEBIDAS DELICIOSAS – é inacreditavelmente ótima as comidas que tem, no café, almoço, janta, lanche, os vinhos e cervejas, o suco de laranja, nossa é um espetáculo a parte. Só pela gastronomia já vale kkk
DESAFIO FÍSICO INTENSO – vc que define qnt caminha, mas geralmente é um pouco mais de 20 km ao dia, claro que pode pegar onibus e afins, mas a graça é caminhar e vc vai querer caminhar, vc sente falta de caminhar, e é bem puxado, mas vc acostuma rápido. Vi crianças, idosos, pessoas fora de forma, é impressionante, mas td mundo consegue do seu jeito.
ENCANTAMENTO PROFUNDO – as paisagens, os lugares, as pessoas, as setas, é tanta coisa linda que lhe faz suspirar.
PERCEPÇÃO DE HUMANIDADE – são muitas q vc percebe, das pessoas se ajudando, ouvindo, histórias e fatos que acontecem ao seu lado, você encontra as pessoas no seu lado mais humano, e isso é um algo inesquecível.
MINIMALISMO – vc vai ter um choque de como precisa de pouco para fazer algo tão incrível e ser tão feliz.

 

PARA FAZER O CAMINHOACQO8204

Nossa como vieram pessoas me passar dicas diferentes para o Caminho, listas e mais listas do que levar e ideias. Eu resolvi seguir os conselhos do Lucão, pois foi ele que me incentivou e tb já tinha ido duas vezes. Minha lista de coisas que levei está no final aqui do artigo, foi bem pouca coisa, e isso foi ótimo, o Lucão sempre bateu nesse ponto.

PASSAPORTE

Você precisa estar com seu passaporte valido, em media tem levado uns 20 dias para receber, então se liga no tempo.

CREDENCIAL

Não é obrigatório, mas ajuda muito, pois vários restaurantes e albergues só atendem peregrinos e precisa da credencial, fora que é muito bacana ir pegando os selos dos lugares que você passa. E até se você quiser o certificado final de peregrino, precisa concluir os últimos 100 km (cidade de Sarria  até Compostela) a pé ou 200 km de bike, pegando selo em todas as cidades que passa. É bem rápido o processo, super barato, o pessoal é mega querido e ajuda muito sempre que precisa pelo e-mail- http://caminhodesantiago.org.br – Vc precisa estar com seu passaporte para conseguir fazer.

SEGUAJTS4032RO

Tinham me dito que seguro viagem era obrigatório, eu esqueci de imprimir o meu e ninguém nunca me perguntou dele, portanto não sei bem se isso é real, mas de qq forma é bom ter essa segurança.

VISTO

O visto para Brasileiros é na hora, só a fila é um pouco longa, leva em media uns 45 min a 1 hora. Então cuidado na troca de aeronave, caso vc tiver que fazer e não perca mto tempo, o aeroporto de Paris é gigantesco.
Fora isso foi comprar as coisas necessárias (minha lista no final) e estar preparado fisicamente.

 

 

DICAS PARA FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELAAXPR5625

COMPRE JÁ NO AEROPORTO UM CHIP

O valor é tabelado, então melhor já no aeroporto ir em um lugar, comprar o chip. Eu comprei o de 30 euros, que tinha internet liberada para as redes sociais e muitos gigas para usar, foi ótimo. Sempre bom resolver isso logo. Lembre apenas de tirar uma foto do seu PIN, pois caso o cel reiniciar e pedir novamente, você tem ele.

FAÇA ALGUMAS RESERVAS ANTES

A questão é a seguinte, são alguns albergues que é apenas por ordem de chegada e sem reserva, mas a maioria esta no booking ou aceita vc reservar por telefone. É bom garantir seu lugar, pois algumas cidades ficam muito cheias e vc pode ter que acabar ficando em um hotel bem caro ou indo para próxima. Eu geralmente reservava no dia anterior, analisava onde queria ir e fazia a reserva.

SOBRE OS LUBGML8389GARES PARA FICAR

Fora a questão das reservas que citei acima, é importante você saber os seguintes detalhes, os albergues são os mais baratos, geralmente ficam muitas pessoas em cada espaço e isso é bacana para conhecer gente, muita troca cultural, mas também é bem pior para dormir, o cheiro, pois tem muita gente que não toma banho e deixa o lugar bem ruim, além do tradicional ronco. Você gasta em torno de 4 a 10 euros. Geralmente eles fecham as portas as 22 ou 23:00
Os hostels já são uma alternativa levemente mais cara, de 10 a 18 euros, você tem menos pessoas no quarto, o lugar é um pouco mais higiênico e fica mais tranquilo de você fazer as coisas por não ter tantas pessoas. Geralmente fecham as portas 23:00 as 00:00
Eles também chamam de hostels e albergues, mas tem uns mais caros, na faixa de 15 a 27 euros por pessoa, que é como um hotel, as vezes com banheiro próprio, ou banheiro divido, mas o quarto é duplo. Essa é uma opção maravilhosa para quando vc quer descansar, pode deixar suas coisas espalhadas, não precisa ficar prendendo tudo nos armários e afins. Você não tem horário para voltar. Para fazer as reservas eu usei basicamente o Booking.com e também o app do caminho que vou falar mais abaixo, pois ele apresentava opções que no Booking e Google não tinha.

CUIDADOS NOS LUGARESAYPW6663

É bom levar um cadeado, nem todos tem dispositivos para trancar os armários. Apesar de a gigante imensa maioria das pessoas do caminho serem incríveis e do bem, não deve-se ser bobo, então é bom guardar as coisas no armário, dormir com sua pochete e dinheiro no travesseiro. Geralmente o pessoal é tranquilo, mas melhor não dar chance pro azar.
As pessoas deixam geralmente os tênis nas entradas, e quando acordam levam suas coisas para fora do quarto para arrumar e não atrapalhar quem está dormindo, isso significa que a partir das 05:00 começa a ter um pouco de barulho, é mais um ponto importante para decidir onde vai dormir.
Deixe arrumado suas coisas, pois sempre tem gente que dorme cedo. Eu sempre já ia dormir praticamente vestido pro outro dia, só puxar as coisas pra fora, calçar os tênis, passar protetor, tomar compridos para circulação, comer uma banana, escovar os dentes e ir.

CIDADES MAIS TOPS PARA  FICAR PELO MENOS UMA NOITE

O Cebreiro – vc é maluco se não ficar lá uma noite, sério! É uma cidade de 830 e parece que ainda está nessa epoca, é um lugar simplesmente inesquecível. IMG_4022
Leon – é muito cheio de lugares lindos, castelos, casas, igrejas, cafés, bares. Geralmente as pessoas tiram um dia off nela para aproveitar tanta coisa que tem. O hostel que fiquei lá Globetrotter foi irado, as camas são sensacionais e fica do lado da igreja e um café top, bem no meio do fervo.
Rabanal ou Forcebadon – fiquei em Forcebadon, mas preferia ter ficado em Rabanal. É super lindinho vilarejo, antigão, delicia… Mas Forcebadon também é bacana, apenas achei Rabanal mais ajeitado. No entanto, Forcebadon tem uma vista esplendorosa.
Molinaseca – meu maior erro foi não ter ficado nessa cidade e ter ficado na próxima que era Ponferrada, Monaliseca é divina, Ponferrada é até bacana também tem o castelo e um bar de de 1700, mas por questões de ônibus e locomoção fiquei em Ponferrada.
Santiago de Compostela – não vá embora no mesmo dia, Santiago é muito incrível, tem muita, mas muita coisa legal para ver, até acredito que dá para você dormir duas noites lá.

CAMINHANIMG_1154DO

Não precisa fazer estoques monstros de comida e água, pois as cidades e vilarejos são muito perto um dos outros, sem contar que as vezes no meio do caminho tem lugares para comprar coisas. Portanto leve pouco com vc.
No inicio, eu segui uma dica de caminhar 50 min e parar 10 min para descansar e alongar, depois de um tempo percebi que isso me prejudicava mais do que ajudava. Pois, eu estava quente, em bom ritmo e parava tudo, e ai qnd voltava a caminhar demorava para retomar o ritmo, era ruim, sentia mais dores tb. Comecei a fazer pausas apenas por necessidade, ir no banheiro, comprar algo para comer, para pra comer, essas coisas. Então caminhava mais e também passei a parar menos, eu geralmente sentava pouco e apenas nas refeições.
Acredito que algo que me ajudou muito foram os alongamentos, eu fazia sempre antes de caminhar e na pausa de almoço, quando terminava a caminhada também. Penso que isso evitou muitos problemas.
Pomada anti bolhas (uma rosa da Granado é ótima) nos pés, passe bastante em todo o pé, eu ratiei no inicio, que passei só em baixo e esqueci a parte de trás do pé, bem onde tive minhas bolhas.

VAI DOER, VAI TER BOLHAS

Você vai fazer muitas coisas para evitar problemas grandes, como os alongamentos, comer banana, tomar água e alguns remédios, descanso e pomadas, mas vai ter dores e bolhas. Faz parte do caminho, todo mundo tem. A questão é que não são tão ruins assim, se você estiver tomando esses cuidados, elas são aguentáveis kkkk

USE O APP (BUEN CAMINO) IMG_4192

Foram algumas vezes que me atrapalhei, o caminho é super bem sinalizado. A parte mais difícil é na cidade, pois tem que ficar caçando as setas e a trilha não está nítida como quando esta fora dela. Quando vc está andando entre as cidades e vilarejos é de boa, pois 90% das vezes tem uma trilha clara, totem e setas, e nas bifurcações tem orientação pra onde ir. Mas, de tempo em tempo é bom ir verificando, pq ai caso errou, não ficou mto longe da rota. Fica tranquilo que sinal geralmente pega bem, inclusive no topo das montanhas e meio da floresta.
Outro ponto super positivo do app é que ele mostra algumas coisas legais que tem para fazer nos lugares ou no caminho, informações de trechos mais difíceis, lugares para se hospedar. É super completo.

 

VOCÊ VAI SE SEPARAR

Eis algo que lembro nas histórias que o Lucão me contava, vi no seu livro e outras pessoas também disseram: que seguido encontravam pessoas e se separavam e até aquelas que iam junto para fazer em dupla, ou trio, também se separavam. É assim mesmo, o caminho faz isso, alguém sente dor e precisa descansar um dia, e a outra pessoa sente que precisa continuar caminhando ou quer ter um pouco da experiencia de ir sozinho. Alguém que curtir a cidade um dia mais, é normal e super tranquilo de lidar com isso, pois o sinal pega bem, tem onibus e taxi para alcançar o outro depois.

 

CURIOSIDADES

DÁ MESMO PARA IR SOZINHO?BIOQ8289

Eu diria que muita gente no caminho estava sozinho, uns 35% pelo menos. É super de boa ir sozinho, pq tem mta gente no caminho e você pode puxar conversa qnd quiser, nos hostels e albergues tem umagalera pra se enturmar. Muitas pessoas começaram a andar em conjunto ao longo do caminho é bem comum. Lembro de um Alemã, que conversava no café da manhã, na minha cidade favorita O Cebreiro, antes de partir, ela me comentou que decidiu fazer o caminho, pois ela não queria passar um feriado sozinha, e pesquisou que o caminho era uma das melhores alternativas para uma mulher viajar sozinha. Eu perguntei se ela concordava – Ela disse, sem duvidas, definitivamente uma mulher pode fazer sozinha, tranquila. Realmente, acredito que das pessoas que vi fazendo sozinhas, muitas eram mulheres. Então, acredito também ser bem possível de fazer sozinho, homens e mulheres. Durante o caminho, recebi diversas msgs de mulheres que mencionaram terem feito o caminho sozinhas, então acho que isso mata a questão.

É CARO OU BARATO?

EBXH5634Depende totalmente de você, da para fazer todos os dias com muito pouco dinheiro, comprando as coisas no mercado e fazendo as refeições nos albergues e pelo caminho, como você pode ter um gasto moderado ou até caro. Você pode ver lá pelos meus gastos que eu fui moderado, até pq não fiquei tantos dias, resolvi degustar bem, mas nada de extravagancia. A comida no caminho é barata, você pode tomar um bom café com 4 euros, café, suco e croissant – e almoço na media dos 10 euros – um prato de entrada (salada, lentilha, massa…), prato principal (bife, frango, porco ou peixe com batata) e uma sobremesa, junto esta incluído um vinho ou água, se liga que geralmente é uma garrafa inteira de vinho, raramente foi apenas um copo.
Vinhos e cervejas são muito baratos, assim como os lanches.
Agora comprar peças de roupas achei caro, um calça horrível foi 15 euros.
Frutas como banana que é super importante para evitar câimbra, também é caro.
Para minha alegria imensa, o milka, aquele chocolate delicioso é super barato.

BEBIDA

A água é barata, eu comprei 2 garrafinhas de 500ml que levava nas laterais da mochila e nos almoços, como estava com a Nanda, sempre pedíamos uma água e um vinho, a água é de 1,5L servia para tomarmos na refeição e abastecer as garrafas. Ao longo do caminho existem algumas fontes para os peregrinos, nem todas são potáveis, mas tem avisos. O suco de laranja é dos DEUSES.
Algo que me ajudou muito foi justamente a cervejinha e vinho no almoço e janta, pelo menos para mim foi essencial. No almoço eu tomava 1 copo de cerveja e geralmente bebia um pouco de vinho com a Nanda, e isso dava uma aliviada na dor, o que depois me fazia caminhar super bem. A noite nem se fala, chegava no lugar destino e tomava uma ou duas cervejas e já ficava de boa com as dores, ajudava a dormir também. Principalmente nos albergues e hostels, vc pega muita gente que não cheira bem e rouca, estar meio anestesiado ajuda muito kkk É maravilhosamente barato os vinhos e cervejas lá.

COMIDA

É uma delicia a comida deles, croissant, napolitana (tp um croissant mais achatado com chocolate), jamon (é tipTEAL8420o um Copa ou bacon mais seco e sem gordura quase), o bacon, lentilha, ovo no pão, batata frita é aquela feita a mão mesmo, não industrializada.
O pão é meio duro, o café é bom. Tem um bolinho, estilo cupcake, sem cobertura que é bonzinho, nada de mais, mas as vezes tapa o buraco.
Eles tem um caldo tradicional que achei meio sem graça.
Algumas sobremesas são ótimas, lembro da torta Compostela, algo assim que era uma delicia.
As carnes são mais ou menos,
As porções são todas meio exageradas kkk Mas lembre-se, que o corpo precisa de comida, é muita energia necessária para carregar sua mochila e você por mais de 20km, então coma bem.
Eu sempre tinha na mochila uma ou duas bananas e um pouco de chocolate, para ajudar na fome, evitar câimbra e dar energia. Lembre-se que não precisa carregar muita coisa, tem muitas opções no caminho, dificilmente você leva mais de 45 min para achar algo.

ROUPAS

Você pode ver na minha lista que levei poucas peças, eram 3 mudas, ou seja, dava para 3 dias sem repetir, mais o casaco corta vento, calça e tal. A questão é que depende da época que você vai, geralmente os brasileiros vão em abril/maio e setembro. Eu fui em agIMG_3610osto, e foi super tranquilo, o calor para eles é diferente do que é para nós. Lembre-se que quanto menos levar melhor, todo mundo está com roupas de peregrino (não se preocupe com look), e você vai ter que levar na sua mochila. A regra que segui foi, levar o minimo possível, e se precisar de algo, comprar, tem muitas lojas para comprar o que você precisar. O caminho é justamente o ambiente mais preparado para isso.
Muita gente compra a tal de bota de caminhada, eu fui com um tênis nike de caminhar e achei a melhor escolha, pois faz calor, o tênis é leve e em uma caminhada longa ajuda. Você anda em alguns locais nas montanhas e florestas que tem pedras, e certas dificuldades, mas não sofri pela falta da bota, bem pelo contrario, agradeci por não usa-la.
Gostei de usar meias pela canela, comprei umas na decatlon (onde comprei tudo por preço muito barato), pois a terra entrando nos tênis e pé pode prejudicar.
É super fácil lavar roupa lá, geralmente em media das uns 4 a 5 euros a maquina, e depois 1 a 3 a secada. Então, você pode juntar umas 3 pessoas e lavar tranquilo, sai super em conta. Quase todos os albergues e hostels tem lugar pra fazer isso.

TEMPERATURA

IMG_3329As 06 ou 07 da manhã é frio, uns 10 graus em media, mas não parece tão gelado quanto é no RS, por exemplo kkk sem falar que, você toma um bom café da manhã e começa a caminhar, logo já esquenta. A temperatura tem um leve melhora por volta das 08:30, mas você fica só de bermuda e camiseta por volta das 09:45. O calor é bem de boa, nem comparação com o que temos no Brasil, então dá pra encarar tranquilo o dia sem sofrer, só colocar mto protetor solar. A temperatura começa a baixar só pelas 19, nada de mais, ficando com uma brisa de uns 16 graus pelas 21:00. Tem luz do dia até as 21:45 em media. É uma delicia isso.

 

HORÁRIOS

É muito comum algumas pessoas levantarem as 05:00, tomar o café e já partir, para tentar chegIMG_3705ar nos alburgues qnd estão abrindo e conseguir vaga (entre 11 e 12:00), depois descansar e aproveitar o dia no lugar. Eu fiz uma estratégia diferente e adorei. Acordava normalmente por volta das 07:00 (ter um bom descanso), já estava semi pronto, então era mais questão de banheiro, dentes, passar protetor e afins, mas 07:30 em media estava indo para o café. É comum nos horários entre 06 e 08 ter bastante gente nos cafés. Eu gostava de tomar bem tranquilo o café e por volta das 08:20, um pouco antes, estar caminhando. Achei bacana a estratégia, pois começava nessa hora ter boa luz para aproveitar a paisagem (uma das melhores coisas do caminho), também o frio já começava a ficar menor, caminhava tranquilo, pois fazia as reservas antes e estava lá para aproveitar bem a caminhada. Em media por volta das 11 eu comia algo, e depois por volta das 13:30 almoçava. Ia lanchar novamente por volta das 16:30 a 17:00 e depois jantar as 21:00. Eu gostava de ir dormir por volta das 23:00.
Algumas pessoas fazem o caminho voando, deixam de aproveitar paisagens incríveis, depois chegam nas cidades, e muitas delas, não tem mto o que fazer, são pequenas, em menos 20 min você conhece quase tudo e a diversão passa a ser comer, beber e trocar ideias. Por isso, não achava uma boa chegar tão cedo, em media eu curtia chegar por volta das 16 as 17:00, era ótimo, aproveitava o caminho e a cidade.

CASO PESAR A MOCHILA

É possível você deixar a sua mochila no hostel ou albergue e solicitar a entrega para onde vai. Eu não usei o serviço, pois gostava de levar a mochila cmg, mas muita gente que conheci usou e disse que é ótimo, em média é 5 euros o percurso. Você solicita na recepção a etiqueta, coloca o dinheiro em uma caixa e deixa a mochila lá. Qnd chegar no lugar do seu destino, estará lá a mochila, para quem está machucado pode ser um ótima alternativa para conseguir continuar caminhando.

Um pouco do dicionario útilPGZB6729

tapas – são petiscos
montaditos – são um tipo de tapas (petiscos) que é um pãozinho e um recheio delicioso em cima, meu favorito (foto ao lado)
caña – é um copo de cerveja
copa de vino (falasse bino) – um cálice de vinho
botella (falasse boteja) – é um garrafa, seja de vinho, agua ou cerveja
Aseos ou baño ( falasse Azeos ou banho) – banheiro
Yumo – suco, o de laranja é algo extraordinário
Desayuno – café da manhã, é bem comum eles entenderem isso como uma oferta de café da manhã, que a grande maioria tem, café, suco e algo pra comer.

 

LIÇÕES IMPORTANTES

Deixe o camiCNHR1994nho decidir

Nada melhor que ir decidindo dia a dia, lugares vão te surpreender, machucados, pessoas, muita coisa vai acontecer, então não dá e tão pouco vale a pena ficar encucado com o futuro. Nessa vibe vc acaba aproveitando mais o dia em que está.

Não tem o jeito certo

Vc vai ver pessoas fazendo o caminho para provar que conseguem ir rápidas, outras mais preocupadas com o rigor dos horários e cumprir o plano, outras sem a menor noção do pq estão lá, outras curtindo todos os cafés e bares, algumas apreciando a paisagem. Vc aprende a compreender que cada um pode fazê-lo da maneira que quiser, não tem certo ou errado, apenas o seu jeito.

 

A força do algo a mais

É impressionante o que você vê de pessoas mesmo machucadas caminhando e concluindo cada etapa, pessoas de mais idade ou totalmente despreparadas, mas parece que o caminho tem uma força maior, as pessoas vão no seu ritmo, do seu jeito, mas todo mundo chega e caminha muito.
 IMG_1286

Todas as idades

Realmente realizar coisas incríveis não tem a ver com a idade, mas com a mente. Encontrei muitos pais com seus filhos na base de 13 anos em diante, muitas famílias grandes (geralmente orientais, mas outros da Espanha mesmo) e o mais legal, o time da terceira idade. Foi um numero impressionante de pessoas da terceira idade fazendo o caminho, é muita gente mesmo, encontrei um senhor de 77 anos, Berlon da França (foto com ele no topico caminhando) e a Gladys de 76 dos EUA (foto ao lado).

Desejar o bem a todos

Você parece que está conectado a todos que também estão caminhando é algo muito delicioso e estranho ao mesmo tempo. Pq vc olha uma pessoa, com mochila, tenis de caminhar, a videira (concha simbolo do caminho) atada na mochila, vc parece que compreende… Ali tem alguém na mesma direção, com muitos desafios, dores, missão, caminhando, é uma solidariedade natural.
IMG_1694

 

Gastos no Caminho de Santiago da Compostela

Segunda 13/08IMG_4194
  • Ônibus 36,15
  • Cel 30,00
  • Suco 4,00
  • Protetor labial 4,00
  • Hostel 15,00
  • Comida 11,95
Terça 14/08
  • Café 3,00
  • Mercado 4,00
  • Parada 1,00
  • Almoço 10,00
  • Hostel 9,00
  • Calça 15,00
  • Jantar 11,00
Quarta 15/08 
  • Ônibus 2,40
  • Café 1,50
  • Muzeo 2,50IMG_1021
  • Mercado 2,00
  • Almoço 7,50
  • Lanche 4,00
  • Hostel 10,00
  • Janta 11,50
  • Cerveja 1,50
Quinta 16/08
  • Café 5,50
  • Café 3,50
  • Almoço 7,00
  • Cerveja 1,50
  • Hostel 13,00
  • Máquina 3,50
  • Lanche 2,50
  • Janta 9,00
  • Vinho 3,20
Sexta 17/08
  • Café 7,60HHNN8809
  • Café 2,75
  • Suco 2,00
  • Almoço 14,10
  • Hotel 23,00
  • Mercado 5,60
  • Cerveja 1,50
  • Janta 15,00
  • Vinho 1,40
Sábado 18/09
  • Café 5,50
  • Suco e café 4,00
  • Suco 3,30
  • Almoço 7,50
  • Cervejas 3,00
  • Hotel 20,00
  • Lanche 5,50
  • Janta 7,50HPKN4558
  • Vinho 5,50
  • Presentes 11,00
Domingo 19/09
  • Bike 30,00
  • Hotel 10,00
  • Café 5,50
  • Café 5,70
  • Almoço 9,00
  • Mercado 1,35
  • Lanche 3,25
  • Janta 10,00
Segunda 20/09
  • Taxi 17,50
  • Café 2,70
  • Ônibus 4,50GJIF8810
  • Lanche 2,00
  • Cerveja 2,50
  • Almoço 7,50
  • Café 1,50
  • Cerveja 1,60
  • Banana 1,60
  • Hotel 17,50
  • Janta – 20,00
Terça 21/09
  • Café 1,20
  • Café 7,50
  • Café – 4,50
  • Hotel 25,00
  • Lanche 3,00
  • Cerveja – 4,00IMG_3693
  • Almoço 7,50
  • Presentes 15,00
  • Mercado 1,25
  • Janta – 26,75
Quarta 22/09 
  • Passagem – 51,38
  • Café – 10,95
  • Hostel – 11,70
  • Uber – 10,00
  • Cervejas – 15,00

Nas passagens para ida e volta o gasto foi de 2361,93 + o seguro 192,50

Algumas coisas da lista abaixo do que levei tive que comprar.

O que levei para o Caminho de Santiago de Compostela

Vestimentas:

  • 3 camisetas
  • 1 camiseta em homenagem ao meu amigo Vinicius
  • 3 bermudasIMG_3992
  • 3 cuecas
  • 1 calça
  • 1 casaco corta vento
  • 1 camiseta fina manga longa
  • 3 meias
  • 1 pochete
  • 1 chinelo
  • 1 toalha
  • 1 saco de dormir
  • 1 mochila de trinta litros
Assessórios:
  • talcoIMG_3290
  • desodorante
  • cortador de unha
  • sabonete
  • shampoo
  • escova de dente
  • pasta de dente
  • produto para calos
  • protetor solar corpo e labio
  • Hipoglós
Remédios:
  • Fisioton
  • Aas infantilIMG_4319
  • Targifor C
  • Vonau
  • Bi profenid
  • Adesivos
Extras:
  • passaportes
  • dinheiro
  • docs de peregrino
  • carregador
  • fone

 Buen Camino!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário