PRECISO ENCONTRAR ALGUÉM, MAS QUEM?
É bem assim mesmo, se você está começando na jornada empreendedora é tipo ser largado em uma cidade desconhecida, em um ponto não turístico, sem mapa, nem nada e pensar, pra onde eu vou…
Geralmente quando as pessoas pensam em encontrar alguém para criar um negócio elas se embasam em questões emocionais, como pessoas que gostam muito e acreditam serem boas.
Esse é um erro terrível, pois você gostar muito de alguém não significa que lhe ajudará a criar uma empresa de sucesso, ou dará certo trabalhando com você. Como eu sempre digo:
Você está criando uma empresa, não fazendo um churrasco.
Portanto, procure em primeiro lugar pessoas que você já teve algum contato profissional. E agora sim, alguns critérios fundamentais:
#1 AMAM E ENTENDEM O MERCADO
Não importa o quão boa seja sua ideia, serviço ou produto, o mercado é difícil! Imagine agora você ter que encarar todas as dificuldades e mais o desanimo do seu sócio. É sério, você não vai aguentar, não tem como.
Encontre pessoas que sejam entusiasta, pois muitas vezes é o que vai segurar as pontas para você não desistir. Assim como o entendimento do mercado, pode evitar muitas armadilhas e perda de tempo.
#2 HABILIDADES E CONHECIMENTOS DIFERENTES
No começo é você e seus sócios a principal força do negócio, aquilo que vocês não tem dentro do time, vão precisar buscar fora. Portanto, quanto melhor for essa combinação de conhecimentos e habilidades distintas entre os integrante, melhor será para conseguir começar gastando menos.
Esse é justamente um parâmetro para você identificar o que procura e assim analisar as pessoas.
#3 VALORES E OBJETIVOS SIMILARES
Esse é o critério esquecido, as pessoas quase nunca falam sobre isso, é aquela discussão tipo “Ah deixa pra lá” e logo quando a jornada começa, o pau tora, e ai percebem que tem uma maneira de trabalhar muito diferente. Você precisa falar sobre isso: como é o habitante de trabalho para você? O que você visa com esse negócio? Quais são os valores mais importantes que precisamos ter?… Esse bate papo é essencial para você não se meter num barco furado.
SEU MAIOR REFORÇO
Lembre que a boa sociedade é o maior reforço, pois são pessoas que lutaram contigo para criar algo de valor, que sabem do valor do suor para o negócio, para essa batalha é sábio escolher os melhores e que tenham essa intenção.
Esse vídeo complementa o assunto: