Basicamente todos os dias no insta @brunomrperin ao trocar ideias sobre empreendedorismo tem algum problema que envolve pessoas. E isso é normal, afinal o que é um negócio se não um grupo de pessoas tentando atender uma demanda enfrentando a concorrência do mercado. Cada um com seu jeito, ideias, crenças, ambições, dentro do mesmo jogo, fazendo parte do mesmo time, é natural ter problemas que os empreendedores encaram no começo do negócio em extrair mais da equipe. Algumas dicas que fazem toda a diferença são:

1 – CREDIBILIDADE

Principalmente para quem é chefe de primeira viagem, fica surpreso que as pessoas nem sempre seguem aquilo que você solicita kkkk Isso é muito, mas MUITO mesmo, menos provável de acontecer, se você não é o exemplo. Se você quer que as pessoas usem determinado software para organizar os trabalhos internos como um trello da vida, e você não é o que mais preenche e usa, esquece que vai acontecer. Você exigir no começo que as pessoas cheguem determinada hora, ou não marquem corte de cabelo e afins durante o expediente,  mas você não faz isso, não vai dar certo para a equipe seguir. Credibilidade nesse caso tem a ver com você ser o exemplo daquilo que pede.

2 – NÃO PASSE TANTO TEMPO FORA

Eu super entendo que no inicio você quer trazer mais projetos para a empresa, os clientes querem falar com você e situações assim que lhe exigem sair bastante. Isso é bem comum, vários tipos de negócio tem essa exigência, mas tome cuidado. Quando está no inicio as pessoas precisam da sua referência, verificação do que está acontecendo, troca de ideias e afins. Tenha um tempo mínimo para estar na empresa, ou dias que você não sai dela, isso vai ajudar muito.

3 – ABERTURA E CLAREZA

Essa é uma das coisas mais destrutivas para negócios começando, quando as pessoas sentem receio de falar as coisas chatas, erros e problemas para o líder. Principalmente se você tem o perfil de ser mais estourado ou reclamão, isso piora. Algumas dicas são: tomar café na mesma hora de algumas pessoas, pedir sugestões, ouvir de verdade, agradecer criticas construtivas, salientar que sempre espera apoio delas, que as portas estão abertas, auxilia as pessoas a sentirem confortáveis para conversar com você. É seu time que ajuda a construir o negócio, se eles não se sentirem bem para comentar o que precisa melhorar, para onde vai?

nenhuma hist de sucesso

SÃO ELES QUE DEFINEM ATÉ ONDE VOCÊ VAI

Se você pensa que “paga quem pode e obedece quem tem juízo” , você não esta pronto para esse momento do mercado. Obvio que as pessoas precisam do salario, mas cada vez menos se submetem a situações desagradáveis só pq alguém esta pagando. Quer uma dica? Nem olhe por esse lado, pense que quem está ali é justamente quem vai levar o negócio para onde você sonha, então nada melhor do que pensar sempre em como ser justo, como fazer com que essas pessoas continuem na vibe da empresa e ralando para alcançar os objetivos. Essas dicas são essenciais para no inicio fortalecer sua relação com elas e dar solidez para o crescimento.

Esse vídeo complementa a ideia:

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário